Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

assertividade na infância se refere à capacidade de aplicar nossos direitos de maneira adequada e sempre respeitando os demais, como por exemplo, saber dizer demonstra que a pessoa possui uma assertividade saudável.
A melhor maneira de obter assertividade é na infância, pois se desde quando somos crianças nossos pais não desenvolverem uma boa educação emocional, teremos sérias dificuldades para sermos assertivos no futuro e também para reconhecer os direitos e defender eles para que ninguém os viole.
assertividade também está diretamente ligada com a confiança e autoestima na infância, pois desde muito pequenas, as crianças temem serem criticadas ou rejeitadas por outras crianças e isso faz com que às vezes se calem quando na verdade querem falar.
Desde muito cedo os filhos aprendem a escutar, cumprir ordens e seguir  as instruções dos pais, mas muitas vezes esquecem de ensinar os filhos a aprender a falar e a se expressar. As crianças que são capazes de descobrir suas necessidades e se expressar, estão propensas a ter uma melhor autoestima, habilidades de comunicação e maior habilidade para falar sobre suas preferências podendo resistir melhor à pressão de um grupo. Além disso, podem pedir ajuda quando necessário e sentirão confiança em si mesmas, que é imprescindível para ser uma criança assertiva.
assertividade e confiança na infância é uma conduta que necessita ser aprendida e por isso é preciso praticar diariamente. Sendo assim, o melhor lugar para praticar as habilidades mais complicadas no mundo exterior, é na sua própria casa com a compreensão dos familiares.

A negligência emocional na infância

A negligência emocional na infância é o fato de os pais não compreenderem às necessidades emocionais que toda criança possui, como por exemplo, quando uma criança chora porque perdeu seu brinquedo os pais costumam achar que é uma besteira e muitas vezes riem disso ou não levam muito a sério.  Isso pode fazer com que a criança aprenda a esconder suas emoções por medo do ridículo.
Os adultos costumam usar frases como “não é para tanto” ou “não chore por besteira” direcionadas às crianças e isso pode ser muito prejudicial ao emocional das crianças, pois eles vão imaginar que as suas reações não são adequadas e vão aprender a conter e reprimir elas.
Além disso, outra consequência muito comum é que quando essas crianças se transformam em adultos, provavelmente não saberão reconhecer suas emoções e sentimentos e o que é ainda pior, não serão capazes de expressar de forma adequada. Isso faz com que adotem posturas extremas com outras pessoas, ou seja, podem permitir que outras pessoas pisem neles, ou também podem demonstrar uma agressividade fora de série.

Como ter uma confiança e assertividade saudável na infância

Para evitar que as crianças se sintam culpadas por serem como elas são e que não confiem em seu instinto, é importante descobrir quais são as bases para que possam desenvolver uma assertividade saudável desde a infância.
Uma das bases para desenvolver uma assertividade saudável é valorizar o que as crianças sentem e suas opiniões. Julgar o motivo pelo qual elas choram como “besteira” pode ser um grande erro. Então é importante escutar e compreender os seus motivos, porque para eles se trata de algo importante.
Outro ponto importante é ensinar as crianças a reconhecerem o que sentem para lidar melhor com as suas atitudes. Ter um diálogo aberto com as crianças e saber fazer as perguntas adequadas para que elas ganhem segurança por si próprias é a melhor maneira de garantir que eles se tornem pessoas confiantes e assertivas.
As crianças precisam entender o que sentem e do que precisam e ensiná-los a serem mais confiantes permitirá que sejam conscientes de que suas emoções e suas necessidades são importantes e também que podem expressar livremente o que sentem, porque merecem que os demais as respeitem.
Se isso não for ensinado desde criança, quando crescerem terão sérios problemas de segurança e autoestima e poderão achar que merecem ser maltratadas pelos demais, além de ter comportamentos autodestrutivos e a uma auto sabotagem constante.

Como ajudar o seu filho a seu assertivo e confiante

Para ajudar o seu filho a ser uma pessoa assertiva e confiantes, existem três lições simples e práticas que você pode desempenhar:
Seja um modelo de assertividade – Você será o exemplo a ser seguido pelos seus filhos, então é importante que você defenda os seus pontos de vista e deixe que seus filhos exponham suas opiniões.
Viva em um ambiente democrático – Fale com os seus filhos sobre tudo o que for necessário e mantenha os debates abertos. Mostre aos seus filhos que escutar e respeitar as opiniões das outras pessoas não significa que tenham que estar de acordo com os seus pontos de vista.
Ensine seus direitos e deveres – As crianças necessitam saber que suas opiniões são valorizadas e que têm direito a dizer o que pensam de maneira cordial. Então ensine o básico sobre direitos e deveres dos cidadão de uma forma divertida e que eles se interessem.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 Comments

  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Leave Your Reply