Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Entenda como acontece a rivalidade entre irmão, aprenda a evitar este sentimento e como solucionar este problema neste artigo!
A chegada de um bebê costuma criar expectativas e ser motivo de muita alegria para a família, mas ele também pode gerar insegurança, conflito e angústia por crianças mais velhas que podem se sentir ameaçadas pela presença no novo irmão que será o centro das atenções dos familiares. Mas este sentimento pode ser evitado se a criança for bem preparada e orientada pelos pais.

Como estimular a cumplicidade entre irmãos

De forma geral, as crianças costumam gostar uma das outras, como uma empatia natural, acompanhada pelo interesse de conhecimento. Normalmente as crianças um pouco mais velhas, ficam fascinadas pelos bebês que lembram os seus bonecos, mas possuem vida própria. Por isso é importante aproveitar o interesse das crianças nos bebês para estimular a cumplicidade e evitar a rivalidade entre irmãos.
Sendo assim, é importante deixar o filho mais velho participar de todo o processo de conhecimento do seu novo irmão, assim também como compras de roupas e acessórios para o novo membro da família. Dessa forma, você estará estimulando a cumplicidade entre eles e quando o novo membro da família chegar a criança já estará esperançosa e animada para ver o seu irmão.
A relação entre irmãos evolui com o tempo na medida que a idade avança e é importante deixar claro que eles vão se tornar companheiros de brincadeiras. O irmão mais velho gosta de mandar e o mais novo se sente valorizado, sempre que o irmão lhe permite participar das brincadeiras.

A rivalidade entre irmãos pode ser evitada

Com algumas brigas e birras, as crianças acabam aprendendo muito sobre os outros e sobre si mesmas. Contudo, a rivalidade entre irmãos só cresce e permanece se for permitida e estimulada pela família.
Fazer comparações entre os filhos é algo que se deve evitar ou realmente não fazer, pois por mais que eles sejam irmãos, cada um possui sua personalidade e características. Quando os pais fazem muitas comparações entre os filhos, eles podem sentir isso como uma preferência por um filho do que pelo outro e assim contribuir para a rivalidade entre irmãos.

Soluções para a rivalidade entre irmãos

Respeite as diferenças entre os seus filhos – Cada um possui gostos, qualidades e talentos específicos, então é importante que os pais respeitem as diferenças entre os seus filhos e não façam comparações entre eles. É importante pensar individualmente quando for fazer algo para agradar a família, como preparar uma comida, organizar uma atividade ou comprar roupas. Eles se sentirão especiais e amados de forma igual.
Incentive os seus filhos a passarem mais tempo junto – Dessa forma eles vão aprender a valorizar a companhia um do outro e podem se tornar grandes amigos, pois quando brincam e convivem juntos, acabam se conhecendo melhor e se importando mais uns com os outros.
Julguem com sabedoria – Quando surgirem brigas normais entre irmãos, façam com que eles resolvam os problemas entre si, mas não ignorem a situação e façam com que eles percebam a importância de manterem uma boa relação.
Demonstre amor, carinho, atenção e elogios a todos da mesma forma – Por mais que um goste de mais carinho do que o outro, busque se posicionar e demonstrar seu amor da mesma forma para todos os seus filhos. Às vezes, os pais mesmo sem perceber, acabam direcionando elogios ou dando mais carinho e atenção a uns do que aos outros e dificilmente percebem. Então é importante se policiar nesse quesito, pois eles percebem.
Distribua as tarefas entre eles – Cuide para não sobrecarregar o irmão mais velho e faça com que todos contribuam com as tarefas da casa, é claro, observando a capacidade de cada um.
Resolvam os problemas o mais rápido possível – Qualquer conflito deve ser resolvido o quanto antes, pois uma pessoa pode conviver muitos anos com uma mágoa que poderia ter sido resolvida com um simples diálogo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave Your Reply